É a política que visa isolar da sociedade as minorias raciais ou um grupo étnico específico.
Fonte: osmarfilho.blogspot.com.br |
A segregação racial está relacionada ao racismo, onde ocorre a separação dos indivíduos com base na cor ou na raça. Defende que existem raças superiores e raças inferiores, e essas não devem se misturar.
Essa divisão social está presente desde as primeiras civilizações, onde existia as castais que organizavam a sociedade.
Os maiores exemplos de segregação são a Apartheid e a segregação racial estadunidense.
A Apartheid foi o racismo legal que ocorreu na África do Sul, entre 1948 e 1992, esse regime prevaleceu os direitos legais da população branca, e a população negra sempre estava em segundo plano. Os estabelecimentos para brancos e para negros eram separados, por exemplo, existiam banheiros para os brancos e banheiros para os negros.
A segregação racial estadunidense ainda está presente na sociedade dos EUA, ela teve origem quando a mão de obra escrava era implantada no país. Nas cidades em que a população negra prevalece é bem perceptível a segregação, pois há os "bairros de brancos" e os "bairros de negros".
Fonte: alunosonline.uol.com.br |
A segregação racial no Brasil é bem visível quanto nos EUA. Geralmente a população com baixa renda são pessoas negras, essa parte da população também tem um grau de escolaridade menos que os brancos.
Por Maria Aline Chemin
Comentários
Postar um comentário