Pular para o conteúdo principal

Etnocentrismo

Etnocentrismo é quando colocamos nossa etnia, classe, nacionalidade acima das outras. É quando certo grupo, tribo se considera melhor que outra só por ser diferente em determinados aspectos.


  Fonte voicesofyouth.org
A cultura é fundamental para nossa construção enquanto pessoas. Limitar-se a ela, desmerecendo as outras culturas de povos nos quais não pertencemos, pode nos levar a uma visão mínima da dimensão de nossas vidas. O etnocentrismo, dessa forma, é uma visão onde o nosso próprio grupo é tomado como centro de tudo e todos os outros grupos são vistos como algo errado, sem valor.

Uma visão etnocêntrica pode nos levar ao desrespeito e originar um preconceito capaz de criar conflitos direto e ofensas com o outro individuo, pelo fato de não aceitar a sua opinião e seus hábitos.

Nos tornamos etnocêntricos quando, por exemplo, julgamos o modo de se vestir, de se comportar-se em um determinado grupo. A princípio não é uma coisa tão grave, mas dependendo do andar das coisa, pode se tornar algo ofensivo e desnecessário. Por isso, devemos aprender a lidar com as diferenças e fazer uma reflexão sobre os nossos limites, tendo como principal objetivo viver com harmonia.

Por Andressa Domareski

Fontes: Significados e Brasil Escola

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Segregação Racial

É a política que visa isolar da sociedade as minorias raciais ou um grupo étnico específico. Fonte: osmarfilho.blogspot.com.br A segregação racial está relacionada ao racismo, onde ocorre a separação dos indivíduos com base na cor ou na raça. Defende que existem raças superiores e raças inferiores, e essas não devem se misturar. Essa divisão social está presente desde as primeiras civilizações, onde existia as castais que organizavam a sociedade. Os maiores exemplos de segregação são a Apartheid e a segregação racial estadunidense. A Apartheid foi o racismo legal que ocorreu na África do Sul, entre 1948 e 1992, esse regime prevaleceu os direitos legais da população branca, e a população negra sempre estava em segundo plano. Os estabelecimentos para brancos e para negros eram separados, por exemplo, existiam banheiros para os brancos e banheiros para os negros. A segregação racial estadunidense ainda está presente na sociedade dos EUA, ela teve origem quando a mão de ob